quinta-feira, 20 de outubro de 2011

OS TIGRES ASIATICO SEGUNDA GERAÇÃO (JACKSON,JONATHA E VICTOR

      Esse desenvolvimento socioeconomicos está estreitamente relacionado com a forte atuação do estado, que protege a indústria nacional,inspirado no modelo politico e  econômico japones e estadunidense.Essa proteção se concretizou na forma de pesados impostos sobre os produtos imporatados e de implantação de estratégia para atrair investimentos estrangeiros.Por outro lado, os governos desses paises preocuparam-se com a qualificação de mão de obra, invetindo fortemente nos setores de educação e pesquisa cientifica.
      A partir da década de 1990, a Indonésia, a Malásia, as Filipinas e a Tailândia se juntaram ao grupo e foram chamados de ''TIGRES ASIÁTICOS DE SEGUNDA GERAÇÃO".    


               
Na década de 1980, Indonésia, Vietnã, Malásia, Tailândia e Filipinas foram chamados de Os Novos Tigres Asiáticos. Esses países passaram a receber elevados investimentos dos quatro Tigres Asiáticos, além de empresas dos Estados Unidos da América (EUA), do Japão e de algumas nações europeias.
A doação de terrenos, isenção de impostos, mão de obra muito barata e mercado consumidor interno em expansão foram os principais fatores que incentivaram a entrada de capital externo nos Novos Tigres Asiáticos. Essa quantidade de benefícios atraiu várias indústrias, sobretudo as tradicionais, como as têxteis, alimentícias, calçados, brinquedos e produtos eletroeletrônicos. O resultado dessa rápida industrialização refletiu diretamente no Produto Interno Bruto (PIB) dos Novos Tigres, que registraram aumento de aproximadamente 5% ao ano.
A maioria das indústrias instaladas na Indonésia, Vietnã, Malásia, Tailândia e Filipinas produz mercadorias sob encomenda, garantindo a rápida circulação e evitando que o produto fique estocado por muito tempo. Sendo assim, esses países passaram a fabricar e exportar para todas as partes do planeta.
Outra característica marcante é que a maioria dos objetos fabricados é desenvolvida e planejada em outras nações, no entanto, parte da produção ocorre nos Novos Tigres Asiáticos em razão do baixo valor destinado aos operários. Esse fenômeno é muito comum em uma econômica globalizada, configurando a Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
















     

Um comentário:

  1. Uma experiência muito boa trabalhar no laboratório de informática e postar o trabalho no blog da escola.

    ResponderExcluir