sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Japão - Nathália, Patrícia e Vitória / 81

     O Japão é o país arquipélago de tradições milenares, é pouco extenso e possui muitas ilhas, se destacam algumas como: Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku. Essas quatro ilhas são interligadas por pontes e túneis que integram o território.
     É um país bastante populoso, apresenta alta densidade demográfica.
    A capital do país é Tóquio e com a maior parte da concentração urbana do país. Na faixa de extensão de Tóquio à Kyoto, encontra-se uma das maiores aglomerações urbanas, com milhões de habitantes. Há dificuldade na solução do problema de espaço para moradia e trabalho por parte do governo devido a concentração populacional.
     O Japão está em queda constante na taxa de natalidade, apesar das campanhas, e a elevada expectativa de vida. Esse quadro aponta para o envelhecimento e para a necessidade da destinação de verbas públicas a um número crescente de aposentadorias.
     O crescimento vegetativo com baixas taxas tem como consequência a carência de mão-de-obra no país. A boa e efetiva educação, o ingresso da mulher no mercado de trabalho, informatização e competitividade acabaram desestimulando os japoneses, assim como os europeus em meio a tanta independência encaram os filhos como obstáculo à ascensão econômica e futuras dificuldades no mercado de trabalho.
     Para o Japão a saída é o incentivo à imigração de descendentes que vivem em outros países, geralmente jovens que desejam se aventurar e receber um bom pagamento mensal trabalhando neste país.
     Mesmo tendo grande poder econômico o país sofre desafios, como o relevo montanhoso com vários vulcões ativos e pequena extensão, o que acaba dificultando a agricultura, consequentemente a alimentação da população.
     Driblando essa limitação, eles recorrem a recursos teconológicos e modernidades em técnicas agrícolas, como o cultivo hidropônico que obtém alta produtividade com boa qualidade. O páis cultiva arroz e chá (mais comuns), mas também se destacam o algodão, a soja e o trigo.
     O Japão não é autossuficiente, e recorre à importação de alimentos.
A indústria é a força do Japão, sempre inovando, com o interesse em mostrar ao mundo o poder deste país, como indústrial, econômico, político e tecnológico.
     O Japão se divide em quase todos os ramos industriais, tal como:
Siderúrgico - Importação de matéria-prima.
Automobilístico - Sistema de produção robótica.
Eletroeletrônico - Destaque em equipamentos de imagem e som.
Naval - Grande construtor naval do mundo.
Têxtil - ESpecialista em novas fibras artificiais. Devido as montanhas que impedem a extensão para o interior, os japoneses controem à beira-mar.

  

2 comentários:

  1. Trabalho muito bom, parabéns meninas!! ABK

    ResponderExcluir
  2. O trabalho foi muito bom de fazer, usamos os recursos que a escola disponibilizou e isso facilitou na construção do trabalho, foi uma forma divertida de aprendizado e ainda podemos dividir com os colegas

    Nathália, Patrícia e Vitória

    ResponderExcluir