Rússia um país em transição
A Rússia é o maior país do mundo em extensão territorial, tem 17.075.000 Km². Cerca de dois terços de seu território estão situados na Ásia, mas a capital do país, Moscou, localiza-se na porção europeia.
Por sua grande extensão leste-oeste,o país é abrangido por onze fusos horários. A Rússia tem o segundo maior arsenal militar do mundo perdendo apenas para a EUA.
Clima e Vegetação
O clima predominante no território russo é o temperado frio, com ocorrência da tundra. A medida que as latitudes diminuem, tem-se o clima temperado mais amenos, e presença da pradaria. A maioria da população encontra-se nesta área.
População
A maior parte da população russa vive na parte europeia. É nela que se concentram as principais atividades economicas. E as duas maiores regiões metropolitanas a de Moscou, com cerca de 12 milhões de habitantes e São Peterburgo -4,2 milhões. A população total da Rússia e de 144 milhões de habitantes.
Economia de mercado
A desagregação da União Soviética deu origem à modernização industrial da Rússia e à abertura economica para o mundo, porém aumentou a pobreza e a concentração de renda da população.
Quadro econômico
Desde 1917, ano da revolução socialista, a estrutura economica russa baseava-se no uso de seus recursos minerais e agrícolas. Durante várias décadas, o país priorizou as indústrias de bens e produção.
Recursos minerais
Atualmente, os principais recursos mineiras encontrados na Rússia são: o minério de ferro, extraído nos Montes Urais; o carvão, da região de Ku\bass, na sibéria; e o petróleo, em regiões da SIbéria, do Cáucaso e da Planície Russa. Esses recursos são fundamentais para o fornecimento de energia e matéria-prima às indústrias pesada,química e mecânica russas.
A agropecuária
A agropecuária também é uma importante atividade para a economia russa, apesar das difuculdades enfrentadas com os invernos prolongados e rigorosos. Os principais cultivos são: trigo, centeio, beterraba açucareira, linho, algodão e cevada. Na pecuária, destacam-se os rebanhos bovino, ovino e suíno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário