terça-feira, 29 de novembro de 2011

Regiões Polares - Bianca e Viviane : Turma 83

Regiões Polares

Ambas as regiões polares (Pólo Sul, Pólo Norte, Antártica e Ártico) têm algumas características em comum: oceanos bastante frios, com baixo teor de sal; reduzida precipitação; baixas temperaturas de verão (10ºC)'neve branca que afeta a coloração da fauna (a coruja branca, o urso polar, as diversas lebres, a raposa do Ártico). A banquisa, que é uma solitária massa de gelo que aumenta de tamanho no inverno, faz parte do oceano Ártico. por outro lado, a Antártida é um continente recoberto por uma velha geleira tão espessa que contém mais de 90% de todo o gelo do mundo.

Tanto no norte como no sul, a cadeia alimentar começa com o flutuante plancto vegetal. o plancto é um ser unicelular que se reproduz muito rapidamente durante o verão, quando os dias têm vinte horas de claridade. Dos plânctons alimentam-se milhares de pequenos animais: larvas, crustáceos e moluscos e peixes jovens. Estes animais, por sua vez, são alimento para os cetáceos (como a baleia), para muitos peixes (o arenque, o bacalhau jovem) e para alguns pássaros marinhos, como a andorinha do Ártico, que migra de um círculo polar para o outro.

*Pólo Sul  Geográfico é o ponto onde o eixo de rotação da Terra cruza a superfície. É a esse ponto que usualmente nos referimos como "pólo sul".
Os primeiros seres humanos a atingirem o pólo sul geográfico foram Roald Amundsen e seu grupo em 14 de Dezembro de 1911. O principal concorrente de Amundsen, Robert Falcon Scott, alcançou o pólo um mês depois. Na viagem de volta Scott e os outros quatro membros do seu grupo morreram de fome e frio extremo. Várias expedições atingiram o Pólo Sul por via terrestre. Os lideres de algumas das primeiras destas são, pela ordem: Amundsen, Scott, Hillary, Fuchs, Havola, Crary, Fiennes. O almirante norte-americano Richard Byrd em 29 de Novembro de 1929 se tornou a primeira pessoa a sobrevoar o Pólo Sul.


*Pólo Norte Se denomina Pólo Norte a região que se localiza no extremo Norte de um planeta. É o lugar onde o Eixo de Rotação do planeta corta a superfície. Todos os planetas e satélites possuem um Pólo Norte, que não está necessariamente perpendicular ao Eixo de Translação (por exemplo, na Terra forma um ângulo de 23,5º e em Urano 90º.
Este lugar tem mudado continuamente ao longo do tempo, e em outras ocasiões, esteve situado no hemisferio sul, devido a inversões periódicas do campo magnético terrestre. Uma bússola situada horizontalmente neste pólo apontaria a qualquer direção, e se ficasse suficientemente perto, teria um erro considerável, já que na maioria das bússolas a agulha apontaria para baixo.

*Antártica Antártica (no Brasil) ou Antarctica (em Portugal) é o mais meridional dos continentes e um dos menores, com catorze milhões de quilômetros quadrados. Rodeia o Pólo Sul, e por esse motivo está quase completamente coberto por enormes geleiras (glaciares), exceção feita a algumas zonas de elevado declive nas cadeias montanhosas e à extremidade norte da Península Antártica. Sua formação se deu pela separação do antigo supercontinente Gondwana e seu resfriamento aconteceu nos últimos 40 milhões de anos. Devido à baixa precipitação no interior, pode ser considerada o maior deserto do planeta. Como tal, apenas espécies muito adaptadas como pingüins e musgos conseguem sobreviver.

*Ártico O Ártico (do grego αρκτος, arktos - urso), ou Região Ártica, é geralmente definido como aquele onde a temperatura média do mês mais quente é inferior a 10 °C na região setentrional do planeta Terra. Na região ártica se encontra o Oceano Ártico e o Pólo Norte e essa região se encontra praticamente toda inscrita no Círculo Polar Ártico.
Durante o inverno a área toda é coberta pelo gelo e a temperatura atinge geralmente -60 °C. Durante o verão a tundra é a vegetação principal, mas nas áreas mais aquecidas pode se encontrar salgueiros e bétulas. A vida animal é pobre no tocante ao número de espécies, existindo, por exemplo, ursos-polares, focas árticas e bois-almiscarados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário