terça-feira, 1 de novembro de 2011

América Central Insular - Luriane e Isabelle T:71

  É um conjunto de Pequenas e Grandes ilhas, que estão reunidas em três grupos: Grandes Antilhas, Pequenas Antilhas e Bahamas.
  
   ASPECTOS FÍSICOS:
   Algumas ilhas apresentam relevo montanhoso, intercalado por estreitas planícies e planaltos que constituem as áreas mais densamente povoada.
   É marcada pela instabilidade geológica, o que a torna sujeita à atividade de vulcões e a terremotos, e também estão expostas a violentos furacões.
   O clima que predomina é o tropical. Em virtude da reduzida dimensão territorial das ilhas, sua hidrografia apresenta rios de pequena extensão.
   
    POPULAÇÃO:
    Colonizados por espanhóis, ingleses, franceses e holandeses. Além do branco de origem européia, há uma minoria de indígenas e a presença marcante de negros. No Haiti por exemplo, 90% da populção é constituída por negros.
   
     PROBLEMAS SOCIAIS E POLITICOS:
    A população sofre com graves problemas, tais como:altas taxas de mortalidade infantil, baixa renda per capita, elevados índices de analfabetismo e deficiência no atendimento médico-hospitalar.
   
     ECONOMIA
    AGRICULTURA:
    A principal atividade econômica do Caribe é a agricultura, destacando o cultivo de cana-de-açucar, cujo maior produtor é a Cuba.Também são cultivados: a banana, o fumo, o café e o algodão.
    A produção agrícola regional esta voltada para o mercado externo.
  
   RECURSOS MINERAIS E INDUSTRIA:
   Nos recursos minerais, os destaques são:a produção de bauxita e a produção e exportação de petróleo. A atividade industrial é pouco desenvolvida, permanece restrita ao beneficiamento das matérias-primas agrícolas, à confecção de roupas e ao artesanato do local.
  
   PARAÍSOS TURÍSTICOS E FISCAIS:
   O Caribe é rota de cruzeiros marítimos e destino de milhares de turistas que procuram suas praias e sua Floresta Tropical.
   Além dos paraísos turísticos, a região possui conhecidos paraísos fiscais, como:as Ilhas Cayman, as Ilhas Virgens e as Bahamas.

6 comentários: