quinta-feira, 9 de julho de 2015

Europa: população e economia (aspectos gerais)

- Revisando -

A População  e Economia Europeia – aspectos gerais
*Cerca de 60 línguas são faladas atualmente na Europa.
*Poucas são consideradas línguas oficiais — reconhecidas pelos governos, ensinadas nas escolas e utilizadas em documentos oficiais.
**A população europeia pode ser dividida em 3 grupos, são eles:
– GERMÂNICOS: ocupam principalmente a parte central e norte da Europa. Entre eles estão os alemães, austríacos, holandeses, suecos, noruegueses, britânicos.
– ESLAVOS: habitam predominantemente a Europa oriental (leste). São os russo, poloneses, ucranianos, eslovacos, sérvios.
– LATINOS: habitam predominantemente a Europa mediterrânea. São os portugueses espanhóis, italianos, franceses, e romenos, que não são sulistas, mas são latinos.
*A população europeia é predominantemente urbana, em decorrência do histórico e amplo desenvolvimento industrial e comercial (principalmente a partir da revolução industrial). A indústria concentra população devido a necessidade de mão de obra.
*Com um mundo globalizado e informatizado, a Europa prefere comprar de outros países produtos de menor tecnologia, sendo assim, com a menor necessidade de mão de obra, o trabalhador estrangeiro é tido como um concorrente com os trabalhadores europeus no mercado de trabalho da Europa. Gerando assim, uma espécie de xenofobia (aversão aos estrangeiros imigrantes).
**A partir da década de 1950, na Europa, iniciou-se um processo de migração interna, onde os habitantes de países mais pobres migram para outros mais ricos. Antes de crise do sistema socialista no leste europeu, essa região era alvo de imigrações vindas do terceiro mundo. Porém, depois da crise socialista e da desfragmentação da união soviética (1991) fugiram para países da Europa ocidental (França, Bélgica, reino unido, ...). em 1993, a União europeia foi implantada e facilitou a circulação de mão de obra nos países europeus e dificultou ainda mais o ingresso de não europeus.
*As migrações também geram conflitos étnicos pela ocupação de território e a prática de racismo em relação às etnias e/ou raças, que estão ligadas ao nacionalismo e aa xenofobia (rejeição aos estrangeiros). ** Os migrantes procuram melhores condições de vida.**
**Agricultura altamente mecanizada, garante alta produtividade.*
**Indústria do Turismo – Considerada como o velho mundo (casarões antigos, museus e castelos,...) a Europa atrai milhares de turistas do mundo inteiro.


*NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO: elevado, intermediário e baixo nível de desenvolvimento. Identificar a cada nível com as atividades econômicas mais desenvolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário