quinta-feira, 9 de julho de 2015

Lição de vida

Europa: população e economia (aspectos gerais)

- Revisando -

A População  e Economia Europeia – aspectos gerais
*Cerca de 60 línguas são faladas atualmente na Europa.
*Poucas são consideradas línguas oficiais — reconhecidas pelos governos, ensinadas nas escolas e utilizadas em documentos oficiais.
**A população europeia pode ser dividida em 3 grupos, são eles:
– GERMÂNICOS: ocupam principalmente a parte central e norte da Europa. Entre eles estão os alemães, austríacos, holandeses, suecos, noruegueses, britânicos.
– ESLAVOS: habitam predominantemente a Europa oriental (leste). São os russo, poloneses, ucranianos, eslovacos, sérvios.
– LATINOS: habitam predominantemente a Europa mediterrânea. São os portugueses espanhóis, italianos, franceses, e romenos, que não são sulistas, mas são latinos.
*A população europeia é predominantemente urbana, em decorrência do histórico e amplo desenvolvimento industrial e comercial (principalmente a partir da revolução industrial). A indústria concentra população devido a necessidade de mão de obra.
*Com um mundo globalizado e informatizado, a Europa prefere comprar de outros países produtos de menor tecnologia, sendo assim, com a menor necessidade de mão de obra, o trabalhador estrangeiro é tido como um concorrente com os trabalhadores europeus no mercado de trabalho da Europa. Gerando assim, uma espécie de xenofobia (aversão aos estrangeiros imigrantes).
**A partir da década de 1950, na Europa, iniciou-se um processo de migração interna, onde os habitantes de países mais pobres migram para outros mais ricos. Antes de crise do sistema socialista no leste europeu, essa região era alvo de imigrações vindas do terceiro mundo. Porém, depois da crise socialista e da desfragmentação da união soviética (1991) fugiram para países da Europa ocidental (França, Bélgica, reino unido, ...). em 1993, a União europeia foi implantada e facilitou a circulação de mão de obra nos países europeus e dificultou ainda mais o ingresso de não europeus.
*As migrações também geram conflitos étnicos pela ocupação de território e a prática de racismo em relação às etnias e/ou raças, que estão ligadas ao nacionalismo e aa xenofobia (rejeição aos estrangeiros). ** Os migrantes procuram melhores condições de vida.**
**Agricultura altamente mecanizada, garante alta produtividade.*
**Indústria do Turismo – Considerada como o velho mundo (casarões antigos, museus e castelos,...) a Europa atrai milhares de turistas do mundo inteiro.


*NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO: elevado, intermediário e baixo nível de desenvolvimento. Identificar a cada nível com as atividades econômicas mais desenvolvidas.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

EUROPA - Revisão








Relevo da Europa

         O relevo europeu é constituído basicamente, pelas as Planícies e os Maciços Antigos ocupando especialmente o centro e o norte do continente. Os Dobramentos Modernos são compostos por áreas montanhosas, provenientes do pouco tempo de processo erosivo, portanto sofreu pouco desgaste, essa característica é comum desde o sul até a Península Ibérica.
       Dentre os dobramentos modernos e do relevo mais elevado os principais são: os Pireneus, ocupa uma área de 450 quilômetros entre os limites territoriais da França com a Espanha, em alguns pontos as altitudes podem atingir 3.000 metros. Os Alpes, ocorre uma extensão de 1.100 quilômetros e atravessa o território da França, Itália, Alemanha, Suíça e Áustria; e o ponto mais elevado é o Monte Branco com 4.807 metros. Os Apeninos encontram-se na Itália e percorre o território de norte a sul, em pelo menos 1.500 quilômetros, essa região abriga vulcões sendo que alguns são ativos. Cárpatos ocorre nas áreas da Eslováquia, Polônia, Ucrânia e Romênia e o Cáucaso está situado entre o Mar Negro e o Mar Cáspio nos territórios da Rússia Geórgia, Armênia e Azerbeijão.
      Maciços Antigos: São montanhas muito antigas e desgastadas pela erosão, situadas no norte e leste do continente; no noroeste formam os Alpes Escandinavos, aparecem nas ilhas britânicas formando os Montes Peninos, na Península Ibérica surgem como Montes Cantábricos, meseta espanhola e outros; na Península Balcânica, chamam-se Montes Pindos, e na fronteira natural entre a Europa e Ásia levam nome de Montes Urais.
CLIMAS DA EUROPA



MARITIMIDADE – é a interferência das massas líquidas sobre o clima das regiões que tenham seus territórios próximos do mar.  A influência é nas temperaturas  nas amplitudes térmicas – variação de temperatura. No caso da Europa, os países próximos ao mar têm invernos bem menos rigorosos que países que não estão sob esta influência.

                                                     VEGETAÇÃO DA EUROPA

                                     


 MUITA ATENÇÃO!
*Lembrar sempre de relacionar os aspectos físicos: Clima, vegetação, hidrografia e relevo.
*A importância dos rios e mares da Europa - irrigação, produção de energia, comércio e navegação. Integração entre os países. Rio Danúbio ( Áustria e Alemanha) - Hidrelétrica, Reno (Alemanha) - navegação,
**Problemas ambientais - Poluição, desmatamento, exploração dos recursos pesqueiros, chuva ácida, desertificação, resíduos nucleares, destruição da vegetação original.