domingo, 20 de abril de 2014

União Europeia

Estados membros da União Europeia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
                                                            Bandeira da União Europeia.
 A União Europeia (UE) foi criada originalmente por seis Estados fundadores em 1957, crescendo até aos atuais 28 Estados-membros desde 01 de julho de 2013. Houve sete adesões sucessivas (1973, 1981, 1986, 1995, 2004, 2007 e 2013). Em 01 de maio de 2004, dez Estados aderiram. Há negociações com outros Estados (Montenegro, Islândia e Turquia) e outros países são pré-candidatos (Sérvia e República da Macedônia), enquanto a Bósnia e Herzegovina e o Kosovo manifestaram intenção de futuramente iniciar o processo de integração.  Para aderir à União Europeia, um estado precisa satisfazer os critérios econômicos e políticos, conhecidos como Critérios de Copenhaga.
                                                          Território e estados membros


 A Alemanha, oficialmente a República Federal da Alemanha, é um país na Europa Central. Faz fronteira a norte com o Mar do Norte, com a Dinamarca, e com o Mar Báltico, a leste com a Polônia e com a República Checa, a sul com a Áustria e Suíça, e a Oeste com a França, com o Luxemburgo, com a Bélgica e com os Países Baixos. A Alemanha é uma Democracia Constitucional e uma república federal com 16 Estados. É membro das Nações Unidas, OTAN, G8 e do G4, e um membro fundador da União Europeia. É o país mais populoso e economicamente mais importante de todos os estados da União Europeia.


A Áustria, oficialmente República da Áustria, é um país na Europa Central. Faz fronteira com a Alemanha e a República Checa no norte, com a Eslováquia e Hungria a leste, com a Eslovênia e Itália a sul, e com a Suíça e Liechtenstein a oeste. A sua capital é Viena. A Áustria é uma democracia parlamentar constituída por 9 Estados Federais. É membro das Nações Unidas desde 1955 e aderiu à União Europeia em 1995.



O Reino da Bélgica é um país na Noroeste da Europa que faz fronteira com os Países Baixos, a Alemanha, o Luxemburgo e a França. A Bélgica tem uma população de mais de 10 milhões de habitantes, numa área de 30,000 km2. Historicamente, a Bélgica faz parte do Benelux, que também incluem os Países Baixos e o Luxemburgo. A Bélgica é um estado membro fundador da União Europeia, onde se encontra uma grande parte das suas instituições, assim como outras organizações internacionais como a OTAN.



A Bulgária, oficialmente a República da Bulgária, é um país no Sudeste da Europa, e o mais velho país contemporâneo na Europa. Faz fronteira com o Mar Negro a leste, com a Grécia e a Turquia a sul, com a Sérvia e a República da Macedônia a oeste, e com a Romênia a norte, ao longo do rio Danúbio. A Bulgária é um membro da OTAN e aderiu à União Europeia em 01 de janeiro de 2007. O país é membro das Nações Unidas desde 1955, e é um membro fundador da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.


 O Chipre é uma ilha-nação, no leste do Mar Mediterrâneo a sul da península da Anatólia e a este das ilhas gregas de Rodes e Kastelorizo. É a terceira maior ilha do Mediterrâneo. A República de Chipre é dividida em seis distritos. A antiga colônia inglesa tornou-se independente em 1960. É membro da União Europeia desde 01 de maio de 2004.
 

 A Croácia é uma república do centro-sul da Europa com uma população superior a 4,2 milhões. Confina a norte com a Eslovênia e a Hungria, a leste com a Sérvia, a Bósnia e Herzegovina e o Montenegro e a sul com o mar Adriático. A capital é Zagreb. O país tem numerosas ilhas, é uma democracia parlamentar e é membro da União Europeia desde 1 de julho de 2013.



O Reino da Dinamarca é o menor país dos Países Nórdicos. Localizado a norte do seu vizinho, Alemanha a única fronteira terrestre, sudoeste da Suécia, e a sul da Noruega. Pelo ponto de vista cultural, a Dinamarca mesmo não estando localizado na península Escandinava, pertence à família dos países escandinavos. A sua capital é Copenhaga. Depois de 200 anos de absolutismo, tornou-se uma monarquia constitucional em 1849.



 A Eslováquia, oficialmente a República Eslovaca, é uma república do Centro da Europa com uma população superior a 5 milhões. Confina a norte com a República Checa e Polônia, a leste com a Ucrânia, a sul com a Hungria e a oeste com a Áustria. A capital é Bratislava. É uma democracia parlamentar e membro da União Europeia desde 1 de maio de 2004. 


 A Eslovênia, oficialmente a República da Eslovênia, é um pequeno país da Europa Central, limitado a norte pela Áustria, a leste pela Hungria, a leste e a sul pela Croácia e a oeste pela Itália e pelo mar Adriático. A sua capital é Liubliana. É membro da União Europeia e da OTAN.


A Espanha, oficialmente o Reino de Espanha é um país localizado no sudoeste da Europa com dois enclave no Norte de África. É uma democracia organizada como Monarquia parlamentar. Faz fronteira com Portugal e Gibraltar, com França e Andorra ao longo dos Pirenéus. Espanha aderiu à União Europeia em 1 de janeiro de 1986 junto com Portugal.



A Estônia, oficialmente a República da Estônia, é um país no Norte da Europa. Tem fronteiras terrestres a sul com a Letônia (339 km) e a este com a Rússia (229 km). É separada da Finlândia no Norte pelo Golfo da Finlândia e da Suécia a oeste pelo Mar Báltico. A Estônia é membro da União Europeia desde 1 de maio de 2004 e da OTAN desde 29 de Março de 2004.


A República da Finlândia, é um dos Países situado na Europa do Norte, faz fronteira com a Suécia a Oeste, com a Rússia a leste e com a Noruega a norte. O Mar Báltico com o Golfo da Finlândia a sul e o Golfo da Bósnia a oeste. A Finlândia aderiu à União Europeia em 1995. 


A França, oficialmente a República Francesa, está localizada na Europa Ocidental e tem várias regiões localizadas noutros continentes. No continente europeu estende-se desde o Mar Mediterrâneo até ao Canal da Mancha e o Mar do Norte e desde o rio Reno até ao Oceano Atlântico. A República Francesa é uma democracia organizada como um Estado Unitário e uma República com um sistema semi-presidencial. A França é um dos membros fundadores da União Europeia, e tem a maior área  entre todos os membros; também é um membro fundador das Nações Unidas.


A Grécia, oficialmente a República Helênica é um país no Sudeste da Europa e limita-se a norte com a República da Macedônia, com a Bulgária, e com a Albânia, a leste com a Turquia, quer em fronteira terrestre, quer com fronteira marítima no Mar Egeu, a sul com o Mar Mediterrâneo e a oeste com o Mar Jônico, através do qual tem ligação com a Itália. É membro da União Europeia desde 1981.


A Hungria, oficialmente a República da Hungria, é um país na Europa Central, que faz fronteira com a Áustria, Eslováquia, Ucrânia, Romênia, Sérvia, Croácia, e Eslovênia. A Hungria é membro da OTAN desde 1999 e aderiu à União Europeia em 11 de maio de 2004. A Hungria é subdividida administrativamente em 19 regiões e a sua capital é Budapeste. O governo húngaro expressou o desejo de adotar o euro em 2010.

.

A República da Irlanda está localizada na ilha com o mesmo nome ao Noroeste da Europa, ocupando cinco sextos da ilha. É membro da União Europeia e um país desenvolvido. Com uma população um pouco maior que 4,2 milhões. O resto da ilha é ocupado pela Irlanda do Norte e é politicamente e administrativamente parte do Reino Unido.



A Itália, oficialmente a República Italiana, é um país localizado na Europa do Sul, ocupando a quase totalidade da Península Itálica, mais as ilhas da Sardenha e Sicília. A capital da Itália é Roma, que é também a maior cidade do país. Compreende o vale do rio Pó, a Península Itálica e as duas maiores ilhas no Mar Mediterrâneo, a Sicília e a Sardenha. O Estado italiano é atualmente uma república parlamentar. São Marinho e a Cidade do Vaticano são enclaves no território italiano. Também pertence ao país a comuna de Campione d'Italia, um enclave no território da Suíça de língua italiana. A Itália é um membro do G8 e um membro fundador da União Europeia.



A Letônia, oficialmente a República da Letônia, é um país no Norte da Europa. A Letônia é uma das três Repúblicas Bálticas. Limita a norte com a Estônia, a leste com a Rússia, a sul com a Bielorrússia e a Lituânia e a oeste com o mar Báltico. A sua capital é Riga. É membro da União Europeia desde 1 de maio de 2004.



A Lituânia, oficialmente a República da Lituânia, é um país no Norte da Europa. A Lituânia é uma das três Repúblicas Bálticas. Limita a norte com a Letônia, a leste e a sul com a Bielorrússia, a sul com a Polônia, a sul e a oeste com o enclave russo de Kaliningrado e a oeste com o mar Báltico. A capital é Vilnius. A Lituânia aderiu à União Europeia em 11 de maio de 2004.  



O Luxemburgo, oficialmente o Grão Ducado do Luxemburgo, é um pequeno país situado na Europa Ocidental, faz fronteira com a Bélgica, França e Alemanha. É uma Democracia parlamentar assim como uma Monarquia constitucional governada pelo Grão-duque. É o único Grão-ducado independente do mundo, e um dos estados fundadores da União Europeia, da OTAN. A cidade de Luxemburgo, é a capital e a maior cidade, sede de muitas instituições e agências da União Europeia.



Malta, oficialmente a República de Malta, é um arquipélago densamente povoado no meio do mar Mediterrâneo, a sul da Sicília, a leste da Tunísia e a norte da Líbia. Malta é membro da União Europeia desde 01 de maio de 2004. É o menor país da União em termos de população e área.
 


Os Países Baixos são um país situado no noroeste da Europa, são uma democracia parlamentar sob uma monarquia constitucional. Limitam a norte e a leste com o Mar do Norte, a oeste com a Alemanha e a sul com a Bélgica. São um dos estados fundadores do Benelux, da OTAN e da União Europeia. 

                   
 Polônia oficialmente a República da Polônia, é um país da Europa Central que limita com a Alemanha a oeste, com a República Checa e a Eslováquia ao sul, com a Ucrânia e a Bielorrússia a leste e com a Lituânia e o enclave russo de Kaliningrado ao norte. É banhada pelo Mar Báltico ao norte. Possui ainda uma fronteira marítima com a Dinamarca e a Suécia. Membro da União Europeia, OTAN. A sua capital é Varsóvia.


Portugal, oficialmente a República Portuguesa, Localizado no sudoeste da Europa, na Península Ibérica, é o pais mais ocidental do continente. Faz fronteira a norte e a leste com Espanha e a oeste e a sul com o Oceano Atlântico. Os arquipélagos no Atlântico - Açores e Madeira - são regiões autônomas. Portugal é um membro da União Europeia, das Nações Unidas e da OTAN.


O Reino Unido da Grã-Bretanha e Norte da Irlanda é formado geograficamente pela Grã-Bretanha e ilhas adjacentes e pelo nordeste da Ilha da Irlanda, sendo limitado a norte e a oeste pelo Oceano Atlântico, a leste pelo Mar do Norte, a sul pelo Canal da Mancha, que o separa do resto da Europa, e a oeste pela República da Irlanda (única fronteira terrestre) e pelo Mar da Irlanda. O estado é formado por quatro nações: Inglaterra, Escócia, País de Gales (Ilha da Grã-Bretanha) e Irlanda do Norte (Ilha da Irlanda) além de territórios que não pertencem a nenhuma destas nações, como a Ilha de Man e as Ilhas do Canal (ou Ilhas Anglo-Normandas), e várias possessões espalhadas pelo mundo. É membro do G8, da OTAN, das Nações Unidas e da União Europeia desde 1973. 

                             
A República Checa é um país na Europa Central e é membro da União Europeia desde 01 de maio de 2004. Faz fronteira com a Polônia a norte, com a Alemanha a noroeste e a oeste, com a Áustria a sul, e com a Eslováquia a leste. A sua capital e a maior cidade é Praga. As outras maiores cidades incluem Brno, Ostrava e Plzeň.  


A Roménia é um país no Sudeste da Europa. Faz fronteira com a Hungria e a Sérvia a oeste, com a Ucrânia e a Moldávia a Nordeste, e com a Bulgária a sul. A este faz fronteira com o Mar Negro, e os Montes Cárpatos percorrem o centro do país de norte a sul. A sua capital e a maior cidade é Bucareste. É membro desde 2004 da OTAN e da União Europeia desde 2007.
 


O Reino da Suécia é um país da Escandinávia, limitado a oeste e norte pela Noruega, a leste pela Finlândia e pelo Golfo de Bótnia, a leste e sul pelo Mar Báltico e a oeste pelo estreito de Kattegat, que a separa da Dinamarca. Aderiu à União Europeia em 1995. A capital é Estocolmo.

 Referências:
  http://pt.wikipedia.org/wiki/Estados-membros_da_Uni%C3%A3o_Europeia