terça-feira, 29 de novembro de 2011

Regiões Polares - Bianca e Viviane : Turma 83

Regiões Polares

Ambas as regiões polares (Pólo Sul, Pólo Norte, Antártica e Ártico) têm algumas características em comum: oceanos bastante frios, com baixo teor de sal; reduzida precipitação; baixas temperaturas de verão (10ºC)'neve branca que afeta a coloração da fauna (a coruja branca, o urso polar, as diversas lebres, a raposa do Ártico). A banquisa, que é uma solitária massa de gelo que aumenta de tamanho no inverno, faz parte do oceano Ártico. por outro lado, a Antártida é um continente recoberto por uma velha geleira tão espessa que contém mais de 90% de todo o gelo do mundo.

Tanto no norte como no sul, a cadeia alimentar começa com o flutuante plancto vegetal. o plancto é um ser unicelular que se reproduz muito rapidamente durante o verão, quando os dias têm vinte horas de claridade. Dos plânctons alimentam-se milhares de pequenos animais: larvas, crustáceos e moluscos e peixes jovens. Estes animais, por sua vez, são alimento para os cetáceos (como a baleia), para muitos peixes (o arenque, o bacalhau jovem) e para alguns pássaros marinhos, como a andorinha do Ártico, que migra de um círculo polar para o outro.

*Pólo Sul  Geográfico é o ponto onde o eixo de rotação da Terra cruza a superfície. É a esse ponto que usualmente nos referimos como "pólo sul".
Os primeiros seres humanos a atingirem o pólo sul geográfico foram Roald Amundsen e seu grupo em 14 de Dezembro de 1911. O principal concorrente de Amundsen, Robert Falcon Scott, alcançou o pólo um mês depois. Na viagem de volta Scott e os outros quatro membros do seu grupo morreram de fome e frio extremo. Várias expedições atingiram o Pólo Sul por via terrestre. Os lideres de algumas das primeiras destas são, pela ordem: Amundsen, Scott, Hillary, Fuchs, Havola, Crary, Fiennes. O almirante norte-americano Richard Byrd em 29 de Novembro de 1929 se tornou a primeira pessoa a sobrevoar o Pólo Sul.


*Pólo Norte Se denomina Pólo Norte a região que se localiza no extremo Norte de um planeta. É o lugar onde o Eixo de Rotação do planeta corta a superfície. Todos os planetas e satélites possuem um Pólo Norte, que não está necessariamente perpendicular ao Eixo de Translação (por exemplo, na Terra forma um ângulo de 23,5º e em Urano 90º.
Este lugar tem mudado continuamente ao longo do tempo, e em outras ocasiões, esteve situado no hemisferio sul, devido a inversões periódicas do campo magnético terrestre. Uma bússola situada horizontalmente neste pólo apontaria a qualquer direção, e se ficasse suficientemente perto, teria um erro considerável, já que na maioria das bússolas a agulha apontaria para baixo.

*Antártica Antártica (no Brasil) ou Antarctica (em Portugal) é o mais meridional dos continentes e um dos menores, com catorze milhões de quilômetros quadrados. Rodeia o Pólo Sul, e por esse motivo está quase completamente coberto por enormes geleiras (glaciares), exceção feita a algumas zonas de elevado declive nas cadeias montanhosas e à extremidade norte da Península Antártica. Sua formação se deu pela separação do antigo supercontinente Gondwana e seu resfriamento aconteceu nos últimos 40 milhões de anos. Devido à baixa precipitação no interior, pode ser considerada o maior deserto do planeta. Como tal, apenas espécies muito adaptadas como pingüins e musgos conseguem sobreviver.

*Ártico O Ártico (do grego αρκτος, arktos - urso), ou Região Ártica, é geralmente definido como aquele onde a temperatura média do mês mais quente é inferior a 10 °C na região setentrional do planeta Terra. Na região ártica se encontra o Oceano Ártico e o Pólo Norte e essa região se encontra praticamente toda inscrita no Círculo Polar Ártico.
Durante o inverno a área toda é coberta pelo gelo e a temperatura atinge geralmente -60 °C. Durante o verão a tundra é a vegetação principal, mas nas áreas mais aquecidas pode se encontrar salgueiros e bétulas. A vida animal é pobre no tocante ao número de espécies, existindo, por exemplo, ursos-polares, focas árticas e bois-almiscarados.



Oceania e Religões Polares - João Victor , Gabriel Durlo - T:83

Oceania:
             A Oceania conhecida como Novíssimo mundo assim chamado por ser descoberta apenas em 1770, pelo inglês James Cook.Esse continente é formado por milhares de ilhas, e devido ao grande numero de ilhas abrange 8  fusos horários.
            Atravessada pela linha do Equador e pelo Tópico de Capricórnio, a Oceania localiza-se nas zonas climáticas intertropical e temperada do sul.
            A Oceania é dividia em:
  •  Australásia: são as maiores ilhas , mas não é cultural e historica.
  • Melanésia: formada por pequenas ilhas, maior número de território dessa área 
  • Polinésia: ilhas mais distantes da Austrália, historicamente e cultural 
          Trata-se de um continente sem nenhuma fronteira terrestre entre seus 14 países constituintes. A única linha divisória política terrestre é entre a Ásia e Oceania, a fronteira entre a Indonésia e a Papua Nova Guiné.






Regiões Polares:
            Dividida em duas partes o Circulo Polar Ártico ao Norte , e o Circulo Polar Antártico ao Sul.
            Nas zonas polares a radiação UV que se recebe é mínima, o índice UV não ultrapassa o valor 5. Além disso, os valores 5 ocorrem por um período de tempo relativamente curto (somente no final de maio até meados de julho).
            Nas Zonas Polares o dia tem 24 horas de duração.
  • Círculo Polar Ártico: O Círculo Polar Ártico passa pelas partes mais ao norte da Antártida.
        As principais áreas pelas quais passa o Círculo Polar Ártico são o Norte do Canadá, o Sul da Gronelândia, o extremo Norte da Islândia(ilha de Grímsey), o Norte da Escandinávia e o norte da Rússia.
    
       São relativamente poucas as pessoas que vivem ao Norte do Circulo Polar Ártico devido ao clima. As três maiores comunidades acima do Circulo Polar Ártico estão situados na Rússia, na Finlândia e na Noruega.

  • Círculo Polar Antártico: É a linha imaginaria cuja a latitude é 66º/10 sul e que corresponde ao complemento de 23º/10 abatido nos trópicos.
       
        Nesse paralelo há um dia por ano em que o sol não aparece, ficando na fímbria do horizonte.
     
        Ao longo do tempo os Círculos Polares movem-se, estimando-se esse movimento em função de inclinação do eixo da Terra , ceerca de 15 metros por ano no sentido da redução.


        O continente Antártico contém uma massa de terra que cobre grande parte do espaço do Círculo Antártico. Não há população humana permanente na Antártida.
       

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

América Central Continental nomes:Caroline e Esther t:71

Território: há uma estreita faixa de terras  que liga a América do Norte a América do Sul .

Distribuição de população:o país mais populoso é Guatemala,com aproximadamente 11,2 milhões de habitantes.

Composição étnica:é resultante da miscigenação de indígenas e espanhóis 

Condições sócias economicas:a baixa qualidade de vida,altas taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo.

Economia:os principais produtos são o café, a banana da pauta de exportação

Agricultura de subsistência:os principais produtos cultivados são o milho e a batata.

Agricultura de exportação:realiza-se em extensas propriedades monocultoras,maioria dessas propriedades agricolas pertencem a empresas estrangeiras.

Extrativismo industrial e mineral:as atividades de extrativismo mineral e industrial são praticamente inexistentes na América Central.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

América Platina - Nomes: Matheus, Cinara e Karoline - 71

Aspectos Gerais
Características Históricas
Os países Argentina, Uruguai e Paraguai eram dominados pela Espanha, chamados de vice-reino do Rio da Prata; grupo que participava também a Bolívia.
Chamam o rio de Rio da Prata por que achavam que tinham metais preciosos; expectativas não confirmadas. Por razão a Espanha foi esquecendo a região platina.


Características Físicas
Relevo
Caracteriza-se pela presença de extensas planícies e planaltos. Só no oeste da Argentina existe a cadeia  montanhosa: Cordilheiras dos Andes.


Clima e Vegetação


                Clima            Vegetação
Norte -      seco               xerófila
Sul -          temperado     rasteira
                 tropical          florestas


Hidrografia
Bacias: Platinas
Rios importantes: Rio Parana, Rio Paraguai e Rio da Prata.


População e Economia
A Argentina é o país mais industrializado da América Platina, destaque para automóveis, aço, produtos químicos e testeis; população de espanhóis e italianos. (descendentes)

América Andina- / nomes: Jaqueline Becker S e Thais de Almeida G / turma: 71

América Andina - é constituída por  países atravessada pela  cordilheira dos  Andes, os países que compõe a América Andina são: Chile,Bolívia,Peru, Equador, Colômbia e Venezuela

O Chile-É uma estreita e longa  faixa a  terra,situada entre a  cordilheira  dos  Andes e o Oceano Pacifico. Lingua predominante: Espanhol; Religião:Cristianismo.
A  Bolívia- perdeu a  área do deserto de Atacama,sua única saída para o mar, apos isso o pais passou a  depender  de portos estrangeiros. Língua predominante: Espanhol;Quíchua e Aimará Religião: Cristianismo.
O Peru- Abrange uma população de  aproximadamente 28 milhões de habitantes, cuja principal característica  é a  elevada  participação de  indígenas(46%) em sua proporção étnica.
                                  

A Argentina:Felipe,Anderson,Alvaro T:71

 .Um pouco de história
Depois da Segunda Guerra Mundial,sob o governo de Juan Domingo Perón ocorreu intensa modernização.
.Os Golpes Militares
Em 1955 um golpe militar que exilio de Perón no Paraguai Espanha
.As crises econômicas:
em 70 e 80 houve uma crise mas o padrão de vida era o mais alto
.A potênçia regional:
.organização de território das atividades econômicas
área territorial 2.780.272, é o 2º maior país depois do Brasil
.Cordilheira dos Andes
se estende por toda fronteira com o Chile.
.A puma:
Na noroeste do território argentino , localiza-se Puma um planalto de clima semiárido que favorece o cultivo da cana-de-açúcar.
.O Chaco:
O Chaco no norte do país na fronteira com o Paraguai divide-se em duas areas:O Chaco úmido voltado para o Oceano Atlântico e com maior pluviosidade e o Chaco Seco mais próximo a Cordilheira dos Andes e portanto com menor pluviosidade.
.A Mesopotânia
Localizada no nordeste da Argentina é uma planíce úmida entre os rios paraná e Uruguai.
.A Patagônia
No sul do país encontra-se uma região de clima frio,por uma grande planície de vegetação rasteíra
.O Pampa
Corresponde a cerca de 22% do território argentino e tem maior concentração urbâna,populacional e industrial do país
No pampa há também uma grande diversidade de indústrias,com destaque na área soderúgicas automobilisticas,mecânicas novas alimenticias textuais e refinadas

Júlia Afonso, Tarcisio e Pedro. T: 71

Guiana: 80% do território guianense é recoberto por florestas. A população guianense tem diversidade étnica e cultural. Ha habitantes: negros, indigenas, europeus, chineses grande parte de decendentes indianos. Atividade industrial pouco desenvolvida, padrão de vida baixo. Alguns lugares é desenvolvida a produção de cana - de - açucar, mas o principal item cultivado é o arroz, a banana e o café.

Suriname: A vegetação é constituida por florestas e savanas com predominio de clima equatorial. A maioria dos habitantes mora no litoral, no país a uma grande população. Oriunda da miscigenação étnica de indigenas descendentes de indianos, paquistaneses, javaneses, indonésios, chineses e japoneses. Principal riqueza do país é a plantação de arroz e exportação de bauxita.


Guiana Francesa: 90% do território da Guiana Francesa é coberta por florestas. A economia baseia - se na exportação de madeira, na pesca, no turismo e na exportação de ouro. É composta por diversas etnias: africanos, europeus, chineses, vietnamistas e uma minoria de árabes e indígeas. A Guiana Francesa tem o solo infértil, por isso exporta produtos da França. Guiana Francesa criou um movimento que reinvidica a independência do território em relação a França.

América Central (aspectos gerais): Eduarda G e Julya C T:71

   A América Central tem como maior aspecto econômico o turismo, devido a busca de vestígios deixados pelas Incas e Maias, e também pelas praias de águas cristalinas e clima tropical.
   A América Central é dividida em duas partes: Continental e Insular.
   A América Central Continental é uma estreita faixa de terra que liga a América do Norte e a do Sul, é banhado pelo Oceano Pacífico, a oeste, e Atllântico, a leste.
   A América Central Insular é um conjunto de Grandes e Pequenas Ilhas.
   As inumeras ilhas estão reunidas em três grupos: Grandes Antilhas, Pequenas Antilhas e Bahamas.

   Grandes Antilhas: inclui Cuba, Jamaica, Porto Rico, e a Ilha Hispaniola, onde se localizam o Hiati e a República Demonicana.

   Pequenas Antilhas: inclui Antígua e Barbuda, Demonicana, Granada, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São vicente e Granadinas, Trindade e Tobago, Barbados e Guadalupe, entre outras.

   Bahamas: É um arquipélago com mais de 700 ilhas, situado ao norte de Cuba.

Brasil - Natalia, Rafaela e Thais T:71

O Brasil oficialmente república federativa do Brasil, é o maior país da américa do sul e o quinto maior do mundo em área territorial (equivalente a 47% do território sul- americano) e população com mais de 192 milhões de habitantes. É o único pais falante da língua portuguesa nas américas.
A economia brasileira é a maior América Latina e do Hemisfério Sul maior por PIB nominal e  oitava maior por paridade de poder de campo.
O Brasil é o quinto maior país do mundo, depois do Rússia, Canadá, China e EUA, é o terceiro maior das Américas, com uma área total de 8514876,599 km² de água.
A topografia brasileira também é diversificado e inclui morros, montanhas, planícies, planaltos e cerrados. Grande parte do terreno se situa entre 200 metros e 800 metros de altitude. As partes noroeste do planalto são compostos por terreno, amplo rolamento quebrado por baixo e morros arredondados.
No norte, o Planalto das Guianas constituem um fosso de arenagem principal, separando os rios que correm para o Sul da Bacia Amazônica dos rios que desaguam no sistema do rio Orinoco, na Venezuela, ao Norte.
O clima brasilero é tropical. O clima equatorial caracteriza grande parte do norte do Brasil. Temperaturas medias de 25°c, com mais variação de temperaturas significativa entre a noite e o dia do que entre as estações. As chuvas no Brasil central são mais sazonais, característico de um clima de savana.

América Central Insular - Luriane e Isabelle T:71

  É um conjunto de Pequenas e Grandes ilhas, que estão reunidas em três grupos: Grandes Antilhas, Pequenas Antilhas e Bahamas.
  
   ASPECTOS FÍSICOS:
   Algumas ilhas apresentam relevo montanhoso, intercalado por estreitas planícies e planaltos que constituem as áreas mais densamente povoada.
   É marcada pela instabilidade geológica, o que a torna sujeita à atividade de vulcões e a terremotos, e também estão expostas a violentos furacões.
   O clima que predomina é o tropical. Em virtude da reduzida dimensão territorial das ilhas, sua hidrografia apresenta rios de pequena extensão.
   
    POPULAÇÃO:
    Colonizados por espanhóis, ingleses, franceses e holandeses. Além do branco de origem européia, há uma minoria de indígenas e a presença marcante de negros. No Haiti por exemplo, 90% da populção é constituída por negros.
   
     PROBLEMAS SOCIAIS E POLITICOS:
    A população sofre com graves problemas, tais como:altas taxas de mortalidade infantil, baixa renda per capita, elevados índices de analfabetismo e deficiência no atendimento médico-hospitalar.
   
     ECONOMIA
    AGRICULTURA:
    A principal atividade econômica do Caribe é a agricultura, destacando o cultivo de cana-de-açucar, cujo maior produtor é a Cuba.Também são cultivados: a banana, o fumo, o café e o algodão.
    A produção agrícola regional esta voltada para o mercado externo.
  
   RECURSOS MINERAIS E INDUSTRIA:
   Nos recursos minerais, os destaques são:a produção de bauxita e a produção e exportação de petróleo. A atividade industrial é pouco desenvolvida, permanece restrita ao beneficiamento das matérias-primas agrícolas, à confecção de roupas e ao artesanato do local.
  
   PARAÍSOS TURÍSTICOS E FISCAIS:
   O Caribe é rota de cruzeiros marítimos e destino de milhares de turistas que procuram suas praias e sua Floresta Tropical.
   Além dos paraísos turísticos, a região possui conhecidos paraísos fiscais, como:as Ilhas Cayman, as Ilhas Virgens e as Bahamas.

Júlia Bolzan e Luélynie Rayane Turma: 71

                                              Paraguai

~>  Aspectos Populacionais:
Um pouco da população paraguaia está empregada no setor primário da economia. O Paraguai é um dos países latino-americanos com menor taxa de urbanização.
Os indicadores sociais da população paraguaia são típicos de países subdesenvolvidos. 


~> Aspectos Naturais:
* RELEVO: O Paraguai é constituído por planícies e ao leste, por formações montanhosas.

* HIDROGRAFIA: Três grandes rios convergem para o sul do Paraguai: Pilcomayo, o Paraná e o Paraguai.
* CLIMA: O clima do Paraguai é, em geral, subtropical, menos em alguns trechos com temperatura parecida à do planalto central brasileiro, onde o clima é quente e úmido.

* VEGETAÇÃO: O território do Paraguai tem três regiões com vegetação característica em função da diferença na precipitação pluviométrica: florestas, Chaco e os campos.

~> Atividades Econômicas:
Tradicionalmente, de economia agrícola, o Paraguai está mostrando alguns sinais de crescimento industrial. O Paraguai esta experimentando a maior expansão econômica da região e a mais alta da América Latina.


~> Localização Geográfica:
 O Paraguai situa-se na America do Sul e na America Latina e é visinho do Brasil em aspectos de localização em mapas.

Venezuela, Equador e Colômbia Nomes: Liz e Gabriele Rosa. t:71

           Venezuela:
 Território e população: Com uma área de 912.050 quilômetros quadrados,é om país andino que abriga a menor extenção da cordilheira dos Andes. A Venezuela tem aproximadamente 24 milhões de habitantes.

Estabilidade política: tem apresentado que muitos analistas associam a atuação do presidente Hugo Chavez - ganharam força à sua posição ao imperialismo estadunidense e seu projeto de governo.

Atividades econômicas:
- O petróleo;
- A indústria de madeira e de papel;
- A presença do estado;
- A agropecuária.

           Equador: 
Área de 272.040 quilômetros quadrados, é o menos país da américa Andina, conhecido como "País do meio do mundo"

População: 80% são espanhóis, aproximadamente 13 milhõs de habitantes no Equador, e os indígenas entre 10% e 45% da população total.

Regiões do Equador:
Oeste - o litoral: o cultivo de banana, café, cana-de-açúcar e cacau.
Galápos: importante polo turístico.
Centro - a cordilheira: está situada Quito, a capital do país. Entre as montanhas encontram-se vales férteis, cuja predominância é o cultivo de milho.
Leste - a floresta: jazidas de petróleo

           Colômbia:
Território: Com área de 1.141.748 quilômetros quadrados, o espaço territorial colombiano é intensamente influenciado pela Cordilheira do Andes, que se estende do norte a sul e determina a distribuição da população e as características das principais atividades econômicas do país.

População: Com aproximdamente 42 milhões de habitantes, a Colômbia é o país mais populoso da América Andina.

Atividades econômicas: Há jazidas de petróleo, carvão e outros minerais, mas esses recursos não alimentam uma atividade industrial significativa.AS poucas indústrias existentes no país são principalmente de bens de consumo não duráveis, como roupas e bebidas.
 -Agricultura: O café é o principal produto agrícola da Colômbia, que se classifica como quarto maior produtor e segundo exportador mundial ficando atrás apenas do Brasil.
-Cultivos ilegais: O cultivo de folhas de coca e de maconha e a produção e distribuição de narcóticos tem importância superior à do café na geração de renda e empregos. A produção de narcóticos não é oficialmente reconhecida pelo governo colombiano, que algumas vezes se mostram incapaz de combater o narcotráfico.

Luta Armada: Outro problema na Colômbia, responsável por afetar a segurança interna do país, é a ação de grupos guerrilheiros que lutam contra as forças armadas para destituir o governo.    
                                                                                                                                                                                                              

Uruguai - Gabrielly Frazão , Mirela e Juliano , 71

Com uma extensão territorial de 176.215 km² , o Uruguai é o menor país da América do Sul e a sua paisagem é constituída principalmente por planícies e colinas baixas , com uma planície costeira fértil . O ponto mais elevado do país é o cerro catedral . O clima é temperado relativamente quente , visto que temperaturas negativas bastante freqüentes no inverno . 
A temperatura média anual varia dos 16°C em Montevidéu (Capital) aos 19,5°C em Salto e Artegas . Originalmente a região apresentava em termos de vegetação , nas nascentes do rio Uruguai , os campos , e na direção sudoeste da mata do alto uruguai. Atualmente a região encontra-se intensamente desmatada e apenas áreas restritas conservam a vegetação original . As principais alterações são a consequencia da expansão agrícola  , notadamente das lavouras de arroz irrigado na região da campanha , soja e trigo no planalto , em 2004 a população uruguaiana ascedia a 3241203 habitantes , com uma taxa de crescimento anual de 3,2% em relação em 1996 onde a população era de 3163763. A baixa taxa de crescimento populacional observada entre 1996 e 2004 é ainda inferior a registrada entre 1985 e 1996 , quando a taxa era de 6,4% .

América do Sul - Clarissa e Eduarda Bess - Turma 71

Aspectos gerais: A América do Sul, está localizada totalmente no Hemisfério Sul, apenas uma pequena porção encontra-se no Hemisfério Norte. A América do Sul é dividida em:
América Andina: Que tem uma área territorial de mais de 5,3 milhões de km² e mais de 139 milhões de habitantes. É constituída por 6 países, Chile, Bolívia, Venezuela, Equador, Peru e Colômbia.
América Platina: Constituída por 3 países: Argentina, Paraguai e Uruguai. Embora a Bolívia e o Brasil não sejam países platinos, são banhados, pelos rios da bacia do Prata, que são Paraná, que surge no centro do Brasil e Rio Uruguai.
Além de fornecer energia elétrica, as águas dos sistemas hidrográficos do Paraná e Uruguai são usados para irrigação dos campos de cultivo, abastecimento de água, para costumo domiciliar, industrial e navegação.
A América do Sul engloba também o Brasil, Guianas, Guiana Francêsa e Suriname.