sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Gustavo Guerra, Dyonatha Gonçalves e Lucas Lacroix

China - Potência EconômicaAtual

 
          De 1980 à 2004, o produto interno bruto (PIB) da China registrou uma média de crescimento real de 9,5% tornando-a a sexta maior economia mundial. a participação total da China no comércio mundial passou de 1% em 1980 para quase 6% em 2003. Em 2004 a China tornou-se a terceira maior nação a negociar em dólares.

  • É a segunda maior potência mundial(atualmente);
  • Recebeu  bilhões de dólares em investimentos;
  • Creceu 10% em média na década de 1990;
  • É a segunda maior produtora de eletricidade no mundo;
  • Tem 111 milhões de pessoas com acesso a internet;
  • Emprega quase 60% da população econonomicamente ativa, sendo a agricultura uma atividade econômica bastante praticada.
         Principais cultivos:
  • Algodão;
  • Cana-de-açúcar;
  • Chá;
  • Cevada;
  • Milho;
  • Seda.

                    Hidrelétricas e termelétricas

       Possui um grande potencial hidrelétrico, que é pouco explorado, sua baixa exploração está sendo parcialmente resolvida com a construção da hidrelétrica de Três gargantas no Rio Yang-Tsé.

Tigres Asiáticos - Andriele Aires, Aline Serpa, Fernanda Pippi, Jéssyka Andhy

Revelando grande dinamismo econômico, têm promovido intensa industrialização. Isso foi alcançado por meio da produção e exportação, em larga escala, de artigos de valor altamente competitivo no mercado internacional.
 Cingapura, Taiwan, Hong Kong, e Coreia do Sul receberam a denominação de Tigres Asiáticos em razão de seu rápido crescimento industrial e desenvolvimento social, principalmente após a década de 1980. Esse desenvolvimento socioeconomico está estreitamente relacionado com a forte atuação do estado.
 A partir da década de 1990, a Indonésia, a Malásia, as Filipinas e a Tailândia se juntaram ao grupo e foram chamados de Tigres Asiáticos de Segunda Geração

Japão - Nathália, Patrícia e Vitória / 81

     O Japão é o país arquipélago de tradições milenares, é pouco extenso e possui muitas ilhas, se destacam algumas como: Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku. Essas quatro ilhas são interligadas por pontes e túneis que integram o território.
     É um país bastante populoso, apresenta alta densidade demográfica.
    A capital do país é Tóquio e com a maior parte da concentração urbana do país. Na faixa de extensão de Tóquio à Kyoto, encontra-se uma das maiores aglomerações urbanas, com milhões de habitantes. Há dificuldade na solução do problema de espaço para moradia e trabalho por parte do governo devido a concentração populacional.
     O Japão está em queda constante na taxa de natalidade, apesar das campanhas, e a elevada expectativa de vida. Esse quadro aponta para o envelhecimento e para a necessidade da destinação de verbas públicas a um número crescente de aposentadorias.
     O crescimento vegetativo com baixas taxas tem como consequência a carência de mão-de-obra no país. A boa e efetiva educação, o ingresso da mulher no mercado de trabalho, informatização e competitividade acabaram desestimulando os japoneses, assim como os europeus em meio a tanta independência encaram os filhos como obstáculo à ascensão econômica e futuras dificuldades no mercado de trabalho.
     Para o Japão a saída é o incentivo à imigração de descendentes que vivem em outros países, geralmente jovens que desejam se aventurar e receber um bom pagamento mensal trabalhando neste país.
     Mesmo tendo grande poder econômico o país sofre desafios, como o relevo montanhoso com vários vulcões ativos e pequena extensão, o que acaba dificultando a agricultura, consequentemente a alimentação da população.
     Driblando essa limitação, eles recorrem a recursos teconológicos e modernidades em técnicas agrícolas, como o cultivo hidropônico que obtém alta produtividade com boa qualidade. O páis cultiva arroz e chá (mais comuns), mas também se destacam o algodão, a soja e o trigo.
     O Japão não é autossuficiente, e recorre à importação de alimentos.
A indústria é a força do Japão, sempre inovando, com o interesse em mostrar ao mundo o poder deste país, como indústrial, econômico, político e tecnológico.
     O Japão se divide em quase todos os ramos industriais, tal como:
Siderúrgico - Importação de matéria-prima.
Automobilístico - Sistema de produção robótica.
Eletroeletrônico - Destaque em equipamentos de imagem e som.
Naval - Grande construtor naval do mundo.
Têxtil - ESpecialista em novas fibras artificiais. Devido as montanhas que impedem a extensão para o interior, os japoneses controem à beira-mar.

  

China: Aspectos Gerais | Karina França, Leandra Almeira, Anichely Taschetto | Turma: 81

China: Aspectos Gerais 
A China é o terceiro maior país do mundo com extensão de 9.573.000 km(ao quadrado) abrigando  a maior população do planeta 1.3 bilhões de habitantes. Localizam-se obras além de antigas, extraordinárias, como a grande muralha, o grande canal e a faraônica e moderna usina hidrelétrica de 3 gargantas. Em mais de 5 mil anos de história, a China passou a estabelecer contato com o ocidente pelos raros comerciais que ligavam á Europa. 
No início do século XIX, iniciou-se efetivamente o domínio ocidental, com os interesses dos britânicos, com os quais a China levou duas guerras da ópio (substância que se extraída das frutas da papoula, usada como narcótico) droga que o inimigo conseguiu impor ao grande mercado consumidor chinês.
Movimentos nacionalistas contrários à ocupação estrangeira intensificaram-se e em 1912 o imperador, cuja  figura já estava desgastada, foi deposto. 


Relevo

A China é um país de grandes montanhas, zonas montanhosas, planícies e colinas que ocupam 65% da superfície continental. Segundo o alinhamento podemos distinguir cinco sistemas de montanhas. A cordilheira de Kunlun, a norte do Himalaya, separa a alta planície de Qinghai-Tibete do deserto de Taklamakan, três dos seus cumes superam os 7000 metros: Muztag, Muztagata e Kongur; a cordilheira Tianshan, mais a norte com as seus cumes nevados; a cordilheira Xingan, no noroeste da China; e por último a cordilheira Hengduam e Qilian.



Clima

A China apresenta diversos conjuntos climáticos. Destacam-se na definição Geo-climática do país quatro climas: De Montanha: a sudoeste, ocasionado pela cordilheira do Himalaia; Continental Árido: na região central e abrangendo a maior parte do território do país, o que explica a baixa densidade demográfica e o pouco desenvolvimento urbano dessa região; Subtropical: a sudeste; Temperado Continental: a região nordeste, onde há cerca de 70% da concentração populacional do país.

Índia - Eduardo Vaz, Lucas Ulo e Matheus Souza - Turma 81

O nome Índia , é derivado de Indus, que é derivado de palavra Hindu , em persa antigo.
No clima da Índia , a barreira natural dos Himalaias que impede a massa de ar frio do norte da Ásia. Que resulta em clima determinado pelos ciclos das monções.
É seco e quente de Dezembro a Junho e chuvoso nos outros meses.
Já a fauna é viva e bem variada , na qual destacam-se os tigres de Bengala, os Elefantes Asiáticos, rinocerontes e cobras, como Naja e a Pyton


Tigres de Bengala Filhotes 

Tigres asiáticos segunda geração-Patrick e Othávio

Cingapura,Taiwan,Hong Kong e Coreia do Sul formaram o grupo Tigres Asiáticos em razão de seu rápido crescimento industrial e desenvolvimento social,após a década de 1980,em decorrência do alinhamento economico com o Japão e o ocidente.
A partir da década de 1990, a Indonésia a Malásia, as Filipinas  e a Tailândia se juntaram ao grupo e formaram os Tigres Asiáticos de segunda geração.
Porém,uma crise econômica atingiu paises, em 1997,gerando fuga de capitais e repercutindo nas bolsas de valores do mundo inteiro.

O aumento de empréstimos externos e a expeculação imobiliaria comprometem o sistema bancário e influenciam negativamente na economia dos Tigres Asiáticos.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

China - Laura, Diulya, Lillian e Deivid.

Cultura Chinesa:

Arte, religião , culinária, pintura, idiomas , invenções e música.

A China possui uma importante diversidade cultural. Por ser um país que apresenta  um grande crescimento da economia, na atualidade, a China atrai olhares de pessoas do mundo  todo, que buscam informações sobre seus aspectos culturais . Na atualidade, este país mescla a cultura tradicional com a modernidade.

Escrita e Idiomas:

A escrita chinesa é baseada em ideogramas (desenhos) sendo que eles representam ideias, objetos , sentimentos, etc. O mandarin é o dialeto mais falado na China , porém, existem outros como, por exemplo, wu, cantonês, dialetos min, fin , xiang , kejia, gan , entre outros.

Religião:

(Estátua de Buda,religião do budismo) 


Na China existe uma grande diversidade religiosa. As principais religiões são: Confucionismo, Taoísmo (filosofia da vida), Budismo, Islamismo e Cristianismo.
 


Na China, 40,2% são pessoas que não possuem religião, 28,9% são adeptos a crenças populares chinesas, outras 8,5% são adeptas ao budismo, e ao ateísmo são 8% , já o cristianismo são 8,5% , já     4,4% acreditam em crenças tradicionais, e o islamismo tem 1,5% de pessoas adeptas.






Culinária:


(chop- suey, comida chinesa)
  Os chineses utilizam muitos ingredientes como molhos (shoyu é o mais conhecidos) e temperos em sua culinária. Arroz, peixe, carnes vermelhas, broto de bambú, e legumes são utilizados em diversos pratos . Uma espécie de biscoito, fino e crocante, o rolinho primavera, é um dos alimentos chineses mais  conhecidos no Ocidente. Um alimento consumido na China, e considerados exóticos no Ocidente, é a carne de cachorro. Outros alimentos consumidos pelos chineses, e não muito comuns no Ocidente, são: carne de cobra, escorpião , besouros e cavalo  marinho.

Arte:

A arte chinesa é marcada pela beleza dos vasos em cerâmicas pintadas, artesalmente, com motivos culturais da China. A arte em seda também é outro aspecto importante . Os pintores chineses destacam , em suas telas , as  belezas naturais da China (paisagens animais) e aspectos mitológicos.

Música:

A música chinesa é tocada com a utilização de vários instrumentos, sendo que os mais importantes são a flauta, instrumentos de corda, gongos , tímpanos e pratos.

Invenções:
(iPhone4 , uma das invenções chinesas)


Os chineses contribuíram muito para o desenvolvimento do conhecimento no mundo todo. As principais invenções chinesas são: o papel, a pólvora, leme de navegação, estribo, bússola, etc.

Climas da China:

Os climas da China são o de montanha (O e SO), árido frio ( N, NO e Centro), de monção (litoral S).

Economia da China:

Produtos agrícolas:

Arroz, batata doce, trigo, milho,soja , cana de açucar , tabaco, alogodão em pluma,batata, juto, legumes e verduras são os principais produtos agrícolas da China.

Pecuária:

Eqüino, bovinos, búfalos, camelos, suínos, ovinos, caprinos , aves. 

Mineração:

Carvão, petróleo, chumbo, minério de ferro, enxofre, zinco, bauxista, asfalto natural, estanho, fosforita, são as principais minerações da China.

Indústria:  

Têxtil (algodão), materiais de construção (cimento), siderúrgico (aço) , e equipamentos eletrônicos.

Relações Internacionais:

Banco Mundial, FMI, Apec, OMC, ONU.

Índia - Natália, Taís, Matheus, Francisco - 83

    Cultura
    Os indianos tem conseguido conservar suas tradições previamente estabelecidas, enquanto absorvem novos costumes, e ideias de invasores e imigrantes, ao mesmo tempo que  estendem a sua influência cultural a outras partes da Àsia.
    A sociedade está definida como uma Hierarquia social relativamente restrita. Os valores tradicionais das famílias indianas são muito respeitadas  e o modelo patriarcal tem sido o mais comum durante séculos, ainda recentemente uma família nuclear esteja se convertendo no modelo seguido pela população que vive na zona urbana.
    A Gastronomia da ìndia é caracterizada por uma grande variedade de estilos regionais e o uso sofisticado de ervas e espécies. Os alimentos básicos são feitos do arroz e o trigo. A roupa tradicional varia de acordo com as cores e estilos segundo a região  e depende de certos fatores incluindo o clima.

Dados Principais

    A Índia tem uma área 3.287.782 km², a capital é Nova Délhi, a moeda usada é Rúpia indiana, nome oficial é a República da Ìndia

    A ìndia fica no centro-sul da Ásia tendo um clima de monção, clima tropical e equatorial, árido tropical de montanha. As principais cidades são: Mumbai, Calcuta, Nova Délhi, Madras, Bangalore. Os idiomas são: Hindi, línguas regionais, telugu, bengali, marati, tÂmil, urdu, gujaratí.

Economia da ìndia

    Os produtos agricolas são: algodão em puma, arroz, chá, castanha de caju, juta, café, cana-de-açúcar, legumes e verduras, trigo, especiarias, feijão. A pecuária é: bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos, camelos, búfalos, aves e a mineração é de ferro, diamante, carvão, asfalto natural, eromita. A indústria é alimentícia, siderúrgica, têxtil, química e medicamentos.



Rússia - Agnes, Érica , Júlia e Stéfani - T : 83

 Rússia 

Capital : Moscou 
Moeda : Rublo
Área : 17.075.400 km ²
Nacionalidade : Russa
Fuso horário : + 6 horas em relação á brasília 
Religião : Cristianismo , islamismo , atuímos e outras 


O território Russo localiza-se ao leste dos montes urais , também denominado Ásia setentrional . Maior país do mundo 17,075,000 km² de área , essa imensa área limita-se ao norte com o oceano glacial ártico ; Ao sul com a asia central e extremo oriente e ao oeste com o oceano pacifico . Seu relevo é caracterizado pelo domínio de planícies e baixos planaltos , e pela ocorrência de dobramentos modernos ( cadeias montanhosas de grandes altitudes ) principalmente ao sudeste e ao sul .
A hidrografia apresenta extensos cursos fluviais , como as ruas obi, lenessei , lena e armur . Os rias subirianas apresentam grandes potencial hidriaco , por isso algumas usinas hidrelétricas foram instaladas . 
O clima predominante são do tipo polar e sub-polar , são caracterizados por invernos longos e rigorosos , cujas temperaturas chegam a alcançar 50°C negativos em algumas partes .
A Rússia apresenta uma baixa densidade populacional, desde 1998 o país vive um processo de regressão populacional, com crescimento vegetativo negativo . A maior parte desta população consentrace na porção meridional da região , em cidades situadas ao longo da ferrovia transiberiana . Sua econômica baseasse principalmente na extração e exportação de recursos minerais e energéticos .
Os principais produtos agrícolas são : batata , trigo , cevada e etc .
Pecuária: Suíno , bovinos , ovinos e aves
Mineração : Cobre , minério de ferro , gás natural , alumínio e petróleo .
Industria : alimentícia, maquinas , siderúrgicas e equipamentos de transporte e química .

China, uma potência econômica - João Victor , Gabriel Durlo - T:83.

   A China com sua grande população, e crescimento vertiginoso de sua economia, seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento, seus gastos militares e sua condição de estado declaraste detentor de armas nucleares. A china é considerada umas das maiores potências econômicas.
   A econômia chinesa é notada por alto nivel de conhecimento orientado à exportação. A sua transformação em economia mista, foi iniciada por Deng Xiaoping  em 1978, essa transformação começou após uma grande falta na econômia planificada e desenvolver sistemas produtivos chineses e níveis aceitáveis.
  Em 1997 a China abandonou o socialismo e adotou um sistema de captalismo convencional, terminando assim com o princípio de propriedade estatal e executando um segundo maciço programa de privatização.
  Atualmente, 70% da economia da China é privado que esse número continua crescendo.
  Todo este grande crescimento faz com que a China seja um dos melhores locais do mundo para investimentos estrangeiros.
  Nos últimos anos houve um aumento significativo da qualidade de vida da China. Apenas 10% da população chinesa vive abaixo da linha da pobreza e 99,8% dos jovens são alfabetizados.
  Apesar do progresso significativos dos últimos anos a China apresenta grandes dificuldades para um crescimento a longo prazo. A rapída piora da distribuição da renda é um desses problemas.
  A  China tem uma reputação de produtor de bens materiais abaixo custo. Esta fato se deve a sua mão-de-obra barata e não pagamento de licenças de alguns produtos e os baixos impostos.

TIGRES ASIATICOS-NAIR AIRES DE OLIVEIRA LOPES-T.83

Na década de 1970, quatro países da Ásia (Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan) apresentaram um acelerado processo de industrialização. Em razão da agressividade administrativa e da localização dos países, eles ficaram conhecidos mundialmente como Tigres Asiáticos.

O modelo industrial desses países é caracterizado como IOE (Industrialização Orientada para a Exportação), ou seja, as indústrias transnacionais que se estabeleceram nesses países e as empresas locais implantaram um parque industrial destinado principalmente ao mercado exterior.


Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan utilizaram métodos diferentes para o desenvolvimento econômico, no entanto, essas nações apresentaram aspectos comuns, como forte apoio do governo, proporcionando infraestrutura necessária (transporte, comunicações e energia), financiamento das instalações industriais e altos investimentos em educação e em qualificação profissional.
Além disso, esses países (exceto Coreia do Sul) adotaram uma política de incentivos para atrair as indústrias transnacionais. Foram criadas Zonas de Processamento de Exportações (ZPE), com doações de terrenos e isenção de impostos pelo Estado.

Diferentemente dos outros Tigres Asiáticos, a Coreia do Sul demonstrou resistência a instalações de empresas transnacionais em seu território. O desenvolvimento industrial do país baseou-se nos chaebols, que se caracteriza por redes de empresas com fortes laços familiares. Quatro grandes chaebols controlam a economia coreana e têm forte atuação no mercado internacional: Hyunday, Daewoo, Samsung e Lucky Gold Star.
Somente na década de 1980 começaram a entrar transnacionais na Coreia do Sul, entretanto estas são associadas a empresas coreanas.

    Tigres Asiáticos - Nome: Maurício, Nathaniel, Iuri. - Turma: 83

    Os Tigres Asiáticos são quatro países: Hong Kong, Coréia do Sul, Cingapura e Taiwan.
    Os Tigres Asiáticos tiveram um crescimento industrial e desenvolvimento social muito grande principalmente depois de 1980.
    O desenvolvimento socioeconomico estava relacionado com a atuação do estado, que protegia a industria nacional, a proteção se centralizou de pesados impostos e os produtos importados de implantação estratégias para atrair investimentos estrangeiros.
    E a partir da década de noventa, a Indonésia, a Malásia, Filipinas, e a Tailândia se uniram e formaram os Triges Asiáticos de Segunda Geração.
    Mas por outro lado os governos desses países preocuparam-se com a qualificação de mão-de-obra, investindo fortemente nos setores de educação e pesquisa científica. 
    - Eles apresentam grandes taxas de crescimento, o termo Tigre tornou-se sinônimo de nação.
    Algumas nações do Sudeste Asiático são considerados Tigres, formando os Tigres Asiáticos de novíssimas gerações.




    Japão - Ana Paula, Bianca e Viviane . Turma 83

    O Japão é um país insular que se estende ao longo da costa leste da Ásia. O litoral maŕtimo do Japão é aproximadamente quatro vezes maior que o brasileiro. Além das ilhas maiores, o Japão inclui mais de seis mil outras menores, partes das quais constituem as ilhas Riukyu, inclusive Okinawa, que se estende a sudoeste de Kyushu, até pérto de Taiwan.
    Entre 70% e 80% do país é coberto por florestas e de relevo montanhoso, o monte Fuji é a montanha mais alta com 3.776 metros de altitude e seu ponto mais baixo fica no longo Hachirogata, quaro metros abaixo do mar.

    Com uma população de aproximandamente 127,9 milhões de habitantes em 2005 (segundo a ONU), o Japão é um dos países mais populosos do mundo, com alta densidade demográfica (337 habitantes / km²).

    As maiores extimativas para o número de budistas e xintoístas no Japão são de 84% ou 96% da população representando um grande número de crentes em um sincretísmo dessas duas religiões.




    Japão - Eduane, Ingrid . Turma: 82


                                                                           JAPÃO

    A economia japonesa é a segunda maior do mundo. O país apresentou notável desenvolvimento tecnológico e industrial na segunda metade do século XX e foi um dos grandes responsáveis pelo grande crescimento econômico dos chamados Tigres Asiáticos.
    País arquipélago de tradições milenares, o Japão tem apenas 378.000Km² de extensão.

    População e ascensão econômica
    Com uma população de aproximadamente 127.9 milhões de habitantes em 2005. o Japão é um dos países mais populosos do mundo, com alta demográfica.


    Os de Kasseguis 
    Uma das consequências da queda do crescimento vegetativa é a carência de mão-de-obra. O alto nivel educacional da população, a maior inserção da mulher japonesa no mercado de trabalho e a formação de uma sociedade informatizada e altamente competitiva acabaram por destimular a natalidade.

    A atividade agrícola
    O país tem enormes desafios, entre os quais o relevo montanhoso com mais de 40 vulcões ativos, e a pequena extensão, fatores que dificultam a produção agrícola, e consequentemente, o abastecimento alimentar da população.
    Os principais produtos agrícolas do país são: o arroz e o chá, também o algodão, a soja e o trigo.


    A Atividade Industrial
     Governo e empresários se fundem em um único interesse: mostrar ao mundo que o Japão é um país com grande poder industrial, econômico, político e tecnologico.

    Ramos Industriais
     O Japão está entre os mais importantes produtores mundiais em quase todos ramos industriais, destacando se nos seguintes:

    * Siderurgico
    * Automobilistico
    * Eletronico
    * Naval                                                 
    * Têxtil


    Jerônimo,Diego,Keven e Luidy.

                                          Rússia um país em transição

       A Rússia é o maior país do mundo em extensão territorial, tem 17.075.000 Km². Cerca de dois terços de seu território estão situados na Ásia, mas a capital do país, Moscou, localiza-se na porção europeia.
       Por sua grande extensão leste-oeste,o país é abrangido por onze fusos horários. A Rússia tem o segundo maior arsenal militar do mundo perdendo apenas para a EUA.

                                           Clima e Vegetação

     O clima predominante no território russo é o temperado frio, com ocorrência da tundra. A medida que as latitudes diminuem, tem-se o clima temperado mais amenos, e presença da pradaria. A maioria da população encontra-se nesta área.

                                            População

     A maior parte da população russa vive na parte europeia. É nela que se concentram as principais atividades economicas. E  as duas maiores regiões metropolitanas a de Moscou, com cerca de 12 milhões de habitantes e São Peterburgo -4,2 milhões. A população total da Rússia e de 144 milhões de habitantes.

                                            Economia de mercado

      A desagregação da União Soviética deu origem à modernização industrial da Rússia e à abertura economica para o mundo, porém aumentou a pobreza e a concentração de renda da população.

                                             Quadro econômico

     Desde 1917, ano da revolução socialista, a estrutura economica russa baseava-se no uso de seus recursos minerais e agrícolas. Durante várias décadas, o país priorizou as indústrias de bens e produção.

                                              Recursos minerais

     Atualmente, os principais recursos mineiras encontrados na Rússia são: o minério de ferro, extraído nos Montes Urais; o carvão, da região de Ku\bass, na sibéria; e o petróleo, em regiões da SIbéria, do Cáucaso e da Planície Russa. Esses recursos são fundamentais para o fornecimento de energia e matéria-prima às indústrias pesada,química e mecânica russas.

                                               A agropecuária

     A agropecuária também é uma importante atividade para a economia russa, apesar das difuculdades enfrentadas com os invernos prolongados e rigorosos. Os principais cultivos são: trigo, centeio, beterraba açucareira, linho, algodão e cevada. Na pecuária, destacam-se os rebanhos bovino, ovino e suíno.

    OS TIGRES ASIATICO SEGUNDA GERAÇÃO (JACKSON,JONATHA E VICTOR

          Esse desenvolvimento socioeconomicos está estreitamente relacionado com a forte atuação do estado, que protege a indústria nacional,inspirado no modelo politico e  econômico japones e estadunidense.Essa proteção se concretizou na forma de pesados impostos sobre os produtos imporatados e de implantação de estratégia para atrair investimentos estrangeiros.Por outro lado, os governos desses paises preocuparam-se com a qualificação de mão de obra, invetindo fortemente nos setores de educação e pesquisa cientifica.
          A partir da década de 1990, a Indonésia, a Malásia, as Filipinas e a Tailândia se juntaram ao grupo e foram chamados de ''TIGRES ASIÁTICOS DE SEGUNDA GERAÇÃO".    


                   
    Na década de 1980, Indonésia, Vietnã, Malásia, Tailândia e Filipinas foram chamados de Os Novos Tigres Asiáticos. Esses países passaram a receber elevados investimentos dos quatro Tigres Asiáticos, além de empresas dos Estados Unidos da América (EUA), do Japão e de algumas nações europeias.
    A doação de terrenos, isenção de impostos, mão de obra muito barata e mercado consumidor interno em expansão foram os principais fatores que incentivaram a entrada de capital externo nos Novos Tigres Asiáticos. Essa quantidade de benefícios atraiu várias indústrias, sobretudo as tradicionais, como as têxteis, alimentícias, calçados, brinquedos e produtos eletroeletrônicos. O resultado dessa rápida industrialização refletiu diretamente no Produto Interno Bruto (PIB) dos Novos Tigres, que registraram aumento de aproximadamente 5% ao ano.
    A maioria das indústrias instaladas na Indonésia, Vietnã, Malásia, Tailândia e Filipinas produz mercadorias sob encomenda, garantindo a rápida circulação e evitando que o produto fique estocado por muito tempo. Sendo assim, esses países passaram a fabricar e exportar para todas as partes do planeta.
    Outra característica marcante é que a maioria dos objetos fabricados é desenvolvida e planejada em outras nações, no entanto, parte da produção ocorre nos Novos Tigres Asiáticos em razão do baixo valor destinado aos operários. Esse fenômeno é muito comum em uma econômica globalizada, configurando a Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
















         

    Rafaela =China hoje:

        Chamada, no passado, de "gigante adormecido", a China está acordando.Seu rápido crescimento econômico está criando turbulências e afetando as indústrias do mundo todo.
    o surgimento da China como potência econômica mundial esta entre os mais dramáticos acontecimentos econômicos das últimas décadas.
       O impacto disso na economia dos Estados Unidos e de sua região sudeste tanto em termos de importações quanto em termos de exportações, causou transformações na política econômica e nas práticas comerciais regionais e nacionais. As medidas tomadas por legisladores, empresas e consumidores serão provavelmente, influenciadas pelo emergente poder econômico da China.Com tais medidas, o país se deparou com um crescimento econômico bastante significativo. Em virtude da mão-de-obra barata, centenas de empresas estrangeiras foram atraídas para o país, tornando-o uma verdadeira potência exportadora. A China é hoje a segunda potência comercial do mundo, com os mais respeitáveisíndices de desenvolvimento tecnológico, educacional industrial e comercial.

    Índia - Thalía, Nathalie, Laura e Ohana.

    É um país da Ásia Meridional. É o sétimo maior país em área geográfica, o segundo país mais populoso.
    Uma das civilizações mais antigas do nosso planeta, a Índia é um país de contrastes. A diversidade de línguas, hábitos e o modo de vida não impedem que haja uma grande unidade na cultura do país. Ao mesmo tempo que cada estado tem seu próprio modo de expressão, como na arte, na música ou culinária, o indiano é profundamente apegado ao sentimento de amor à sua nação e tem orgulho de sua civilização ancestral, o que mantém viva até hoje muitas tradições.
    A Índia produz e exporta uma grande quantidade de trigo, arroz, legumes e frutas. É um país grande, fabricante de motocicletas, sendo Hero Honda localizada na Índia, uma das maiores empresas de motocicletas do mundo.
    Nunca convide um indiano para um churrasco, principalmente se tiver carne de gado no cardápio. A gentileza pode se tornar uma ofensa já que, na Índia, a vaca é vista como um animal sagrado que, por isso, pode circular livremente nas ruas das principais cidades do país.


    Taj Mahal, um dos famosos pontos turísticos da Índia.

    TIgres Asiáticos - Andressa Binkley, Benhur Quinto e Késsile Tanski.

       O termo "tigres asiáticos" é usado para representar quatro países da Ásia: Cingapura, Coreia do Sul, Taiwan e Hong Kong. O nome foi dado devido ao acelerado processo de industrialização que esses países obtiveram na década de 1980. Para o desenvolvimento rápido, usaram uma política de baixos impostos, investimentos em tecnologia e educação, incentivo às exportações, abertura para a entrada de capital estrangeiras, forte participação na economia de mercado, inserção na globalização e grande oferta de mão-de-obra barata e disciplinada. Com a estratégia dotada, conseguiram desenvolver produtos com tecnologia agregada e preços competitivos. A economia desses países direcionou-se para o mercado externo. Além do desenvolvimento econômico, apresentam ótimos índices educacionais e sociais.
       A Coreia do Sul demonstrou resistência à instalação de empresas transnacionais em seu território. O desenvolvimento industrial do país baseou-se nos chaebols, que são caracterizados por redes de empresas com grandes laços familiares. Quatro grandes chaebols têm forte atuação no mercado internacional, controlando a economia coreana: Hyunday, Daewoo, Samsung e Lucky Gold Star.
       Na economia dos Tigres a sua grande característica é produzir produtos baratos e com qualidade; o cliente tem sempre razão.
       Esses quatro países que foram, no passado dominados pelos japoneses, possuem características comuns como:
    · Elevado crescimento econômico anual
    · Mão-de-obra abundante e barata
    · Grande facilidade à vinda de capital estrangeiro
    · Segurança interna, com poucos conflitos sociais
    · Legislação criminal autoritária e severa, incluindo castigos físicos
    · Legislação tributária simples, sem entraves ao lucro.


    China Hoje - Matheus Bolzan, Ana Luiza Gracioli, Júlia Abrantes.

         A República Popular da China foi fundada em Pequim as 15:15 horas de Outubro de 1949.É um país cheio de complexidades e contradições que vem sendo capaz de crescer e se tornar uma potência desde que Deng Xiaoping introduziu reformas econômicas e sociais em 1978.Mao Zendong,o grande líder e ao mesmo tempo responsável por milhões de mortes e desatinos no planejamento econômico.Levando-se em conseideração a estagnação e a importâcia nos séculos imediatamente anteriores a revolução e o pesadelo dos Primeiros anos ''modernos.''
         A China é o terceiro maior país do mundo em extensão de 9.573.000km² e abriga a maior população do planeta.
    Do século XIII em diante, o país passou a estabelecer contato com o Ocidente pelas rotas comerciais que o ligavam à Europa.
         A China moderna é a terceira potência aeroespacial do mundo, ela recebeu 53 bilhões de dólares de investimentos estrangeiros em 2002. Cresceu 10% em média na década de 1990, é a segunda produtora de eletricidade no mundo e tem 111 milhões de pessoas com acesso à internet.